ANATOMIA DA COLUNA VERTEBRAL
A coluna é dividida em 33 vértebras, sendo 07 cervicais, 12 torácicas, 05 lombares, 05 sacrais e 04 coccígeas. A coluna quando vista pelo plano frontal é reta e simétrica. Já em plano sagital apresentam-se quatro curvas fisiológicas sendo anteriormente as lordoses (cervical e lombar) e posteriormente cifoses (torácica e sacrococcígeas).
Estas curvaturas permitem uma maior mobilidade e capacidade de absorção das cargas. Enquanto, as articulações intervertebrais mantém a resistência e estabilidade.
Cada vértebra é constituída de um corpo, forame e um processo espinhoso, e processos transversos; sendo característica comum de cada vértebra e interpostas às demais por articulações denominadas discos intervertebrais. O disco intervertebral está localizado entre duas vértebras, que funciona como um amortecedor de cargas sobre a coluna vertebral. É formado por um anel fibroso, em que no centro encontra-se o núcleo pulposo contendo uma forma gelatinosa.
A Hérnia de disco é ocasionada devido a vários fatores como lesões de forma indireta ou direta que vai desgastando a coluna, afetando intrinsecamente as composições do disco intervertebral. Desta forma, o desgaste ocasiona á ruptura do anel fibroso, deslocamento o núcleo gelatinoso do disco. Em decorrência, a maioria das herniações ocorrem entre L4- L5 e L5-S1 sendo o principal apoio aos movimentos do tronco e membros inferiores.
Por sua vez, é nesta região que se localiza o nervo ciático, um dos nervos mais longos do corpo humano, que sai da região lombar até a região posterior de membros inferiores e quando ocorre compressão de umas dessas raízes é desencadeado dores intensas, encurtamentos e tensão da musculatura e possivelmente restrição de movimentos.
A maioria das hérnias ocorre na região lombar, embora possam ocorrer também na região torácica e cervical.
INDICAÇÕES E TRATAMENTOS
Na fase aguda da Hérnia de Disco é priorizada o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Posteriormente serão utilizadas técnicas como: Reeducação Postural Global, Mobilização Neural, as técnicas de mobilização articular com base nos conceitos de Mulligan e Maitland, a Hidroterapia e o Pilates. O procedimento cirúrgico só deverá ser realizado se acaso houver resposta negativa diante o tratamento conservador.
REFERÊNCIAS
PUDLES, Edson; DEFINO, Helton L.A. A coluna vertebral: conceitos básicos. Artmed Editora, 2014.
MONTENEGRO, Eduardo José Nepomuceno. O método Pilates no ganho de flexibilidade dos músculos isquiotibiais em pacientes portadores de hérnia de disco lombar. Fisioterapia Brasil, v. 10, n. 5, p. 314-317, 2017.
DE ANDRADE, Telmo Macedo; DE MENDONÇA, Elóydna Maria Teixeira. Método Mckenzie como protocolo de tratamento em hérnia de disco lombar. Revista Interdisciplinar, v. 9, n. 3, p. 130-137, 2016.
FERREIRA, Adirlane Moraes; JÚNIOR, Virgilio Santana. Análise do efeito da Mobilização Neural na dor lombar em pacientes com hérnia de disco. ID ON LINE REVISTA MULTIDISCIPLINAR E DE PSICOLOGIA, v. 11, n. 38, p. 824-834, 2017.
Deixe uma resposta