O que é fáscia muscular?
A fáscia é constituída por tecido conjuntivo (composto por colágeno e elastina) que faz parte de todos os tecidos moles do corpo que penetram e envolvem músculos, ossos, nervos, vasos sanguíneos, vísceras e órgãos, promovendo suporte, proteção e forma ao organismo. Funciona como uma unidade única, ou seja, não tem uma divisão.
Indicações para realizar a técnica:
- Má postura: sobrecarrega a musculatura e aumenta os níveis de tensões musculares devidas a extremas compensações;
- Atividade física de forma intensa;
- Estresse;
- E problemas emocionais
Contra indicações/precauções para realização da técnica:
- Indivíduos com presença de fragilidade capilar;
- Hipertensão;
- Diabetes
Como é realizado a técnica de liberação miofascial e quais são os benefícios?
A liberação da fáscia é realizada através da terapia manual e mecânica. Funcionando como uma massagem o que por consequência direta proporciona uma sensação de alívio e bem-estar. Promove também um aumento na temperatura local, ocorrendo desta forma maior aporte sanguíneo. Além de melhorar a facilitação dos fluidos corporais e as tensões musculares através da liberação e inibição de pontos dolorosos, favorece uma maior amplitude de movimento, melhora a respiração e consciência corporal. São vários os benefícios encontrados com a terapia, por tanto, procure sempre um profissional capacitado para realização das técnicas.
Referências:
De souza, Maria Siqueira; Mejia, Dayana Priscila Maia. Estudo comparativo entre as técnicas de alongamento ativo x liberação miofascial. 2012.
Chaitow, Leon. A relevância clínica das funções da fáscia: traduzindo a ciência.
Deixe uma resposta